Resumo
Este artigo tem como objetivo analisar a metodologia e a aplicação do instrumento Defining Issues Test – 2 (DIT-2), em pesquisas que articulam a Teoria do Desenvolvimento Moral (TDM) à racionalidade nas organizações.
O DIT-2 mensura o construto julgamento moral, elemento de grande relevância para a tomada de decisão e para o entendimento da racionalidade de gestores, empreendedores e colaboradores nas organizações. As pesquisas selecionadas para análise articulam o arcabouço teórico-metodológico do DIT-2 com o da racionalidade, em organizações brasileiras. A análise aborda pressupostos teóricos, características do DIT-2, procedimentos para aplicação, coleta e análise dos dados, resultados alcançados e contribuições de cada pesquisa.
Os resultados indicam que a racionalidade instrumental e substantiva estão associadas aos julgamentos morais. O uso do DIT-2 apresentou, no entanto, limitações na aplicação em virtude de procedimentos de coleta e para apuração dos resultados. Pesquisas futuras podem aplicar esse arcabouço para amostras estatisticamente significativas.
Palavras-chave: Desenvolvimento Moral; Racionalidade; Guerreiro Ramos; julgamento moral; Defining Issues Test – 2.